segunda-feira, 20 de outubro de 2014





 GESPÚBLICA RS
                                                                      

PAUTA DA REUNIÃO Nº 07/2014


Data: 22/10/2014      
Local: – Escola de Educação Física/UFRGS - Prédio do LAPEX - sala 203
Rua Felizardo, 750 - Jardim Botânico

Horário: 14 às 16 horas 


ASSUNTOS A SEREM TRATADOS:


  • Programação do Calendário de treinamentos  e definição de instrutores
  • Seminário de Boas Práticas – Planejamento, logística e divulgação
  • Assuntos diversos
  • Momento de Benchmarking

**** OBS.:  Quem for de carro, favor repassar nº de placa do veículo para Carla:  carla.ferreira@ufrgs.br 

São Leopoldo, 15 de outubro de  2014


         Cassiano Leonel Drum                                              Luiz Gustavo da Silva
 Coordenador Núcleo Gespública-RS                               Secretário Executivo


GesPúblicaRS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos:
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
http://gespublicagaucho.blogspot.com/
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum

(051) 8209-5599

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

III Salão Gestão Ambiental
A Assessoria de Gestão Ambiental da UFRGS convida
III Salão Gestão Ambiental
Atividades
Mesa 01 (21 10) - Discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os Planos de Gestão de Resíduos - Eng. Geraldo Antônio Reichert (Coordenador da Câmara Temática de Resíduos Sólidos), Eng. Agr. Luiz Henrique Nascimento (SEMA), Acad. Eng.Amb. Aline P. Silveira (UFRGS).
Mesa 02 (22 10) - Gestão Ambiental nas Universidades e trabalhos premiados na A3P - Profa. Marjorie Medeiros (UFRN), Profa. Luciana Gomes (UNISINOS), Profa. Marta Tochetto (UFSM) e Eng Agr. Ana Cardoso (A3P/MMA)
Mesa 03 (23 10) - Financiamento para Projetos Ambientais nas Universidades - Profa. Nadya Pesce de Silveira (FAPERG), Dep. Fed. Ronaldo Zulke (Câmara Federal), Teresinha Guerra (UFRGS).
Dias: 21, 22 e 23 de outubro Horário: 9:00-12:00 Local: Auditório do ILEA- Campus Vale

(Av.Bento Gonçalves, 9500, Porto Alegre - RS)

Projeto de cidade inteligente de Águas de São Pedro (SP) é destaque na Futurecom 2014

14/10/2014

Atender as demandas da população por meio tecnologias de informação e comunicação (TIC) que facilitam a implementação e o gerenciamento de serviços essenciais, como saúde, educação e segurança pública. Este é um dos desafios dos governantes neste milênio, a fim de garantir mais qualidade, eficiência e redução de despesas, no longo prazo. Existem planos em andamento em todos os continentes e o Brasil também tem as suas iniciativas focadas no uso de soluções integradas para a gestão pública e criação de smart cities.
 
Com participação ativa em empreendimentos similares na Europa, a Telefonica Vivo decidiu capitanear um projeto em Águas de São Pedro, município localizado a, aproximadamente, 230 km da capital paulista, onde o turismo é a principal atividade econômica da região. Bull, Ericsson, Datanext, Fundação Vanzolini, Grupo Bem, Grupo Gol, Huawei, Informar Saúde, On the Spot e o Portal Profissão Saúde são os parceiros da empresa nesta empreitada, iniciada em 2013.

Já em fase de implementação, os primeiros resultados e o aprendizado com esta iniciativa serão destacados pela Telefonica Vivo durante a Futurecom 2014, em São Paulo. As verticais inseridas neste projeto são: iluminação, segurança, estacionamento, saúde, turismo e educação.

“Começamos pela modernização da infraestrutura de telecomunicações, transformando-a na primeira cidade 100% digital do Brasil, com banda larga de alta velocidade, transmissão de dados sem fio em alta velocidade (4G) e soluções de voz e dados para empresas. Águas de São Pedro será um grande showroom das mais modernas tecnologias e integração de diferentes serviços em nossa plataforma de cidades inteligentes”, explicou Eduardo Koki Iha, gerente de Divisão Smart Cities da Telefonica Vivo.

Smart city em funcionamento

Fabio Pontes, secretário de Turismo de Águas de São Pedro, informa que os agentes de vigilância sanitária e funcionários da Secretaria de Saúde já estão treinados e em poder dos dispositivos para realização de suas atividades em campo. Também já está disponível o aplicativo “Águas sem Dengue” para Android, destinado à população para que ela auxilie no processo de identificação de focos de dengue na cidade. Em breve, será liberada a versão para iOS. Terão ainda call center para dúvidas e orientações de saúde (Central de Saúde Águas de São Pedro) e agendamento via web na clínica de especialidades.

Na parte de estacionamento, 300 vagas no centro da cidade estão sendo preparadas com a instalação de sensores, sendo que a ativação já começou e está ocorrendo gradualmente. Em Smart Security, foram instaladas 15 câmeras que funcionarão 24 horas por dia e uma central de segurança que possibilitará a Guarda Civil Municipal ter uma visão central de todas os equipamentos espalhados pela Cidade. A instalação de toda a solução, incluindo a reforma e modernização (compra de computadores, monitores e outros equipamentos) está em curso.

Na área da educação, está ocorrendo a formação de professores e alunos para o uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e também foram doados 410 equipamentos (netbooks e tablets) para todos os alunos das escolas. Em fase de implementação está a articulação de diversos parceiros e conteúdos digitais que serão oferecidos para incrementar as aulas nas escolas; a disponibilização da Nuvem de Livros e Nuvem do Jornaleiro, que possibilitam acesso a livros, conteúdos didáticos interativos, vídeos em meio digital, acesso à revistas, jornais e agências de notícias; e a implantação de gestor escolar para organizar os processos burocráticos das unidades, entre outras soluções.

“Colocamos em campo nosso espírito de inovação, contando com o apoio da Prefeitura, que aceitou nossa proposta e foi fundamental no trabalho de identificação das demandas. Não focamos apenas a parte tecnológica, mas todo o aprendizado, desde a parte de conseguir licenças para as obras de infraestrutura, a parte fiscal e os trâmites de contratação de serviços pelas prefeituras, por exemplo”, finaliza o executivo da Telefonica Vivo.

Sendo a principal interface da prefeitura com as empresas, o secretário de Turismo destaca que “ainda é cedo para termos uma avaliação concreta, mas estamos entusiasmados com essas novas tecnologias que estão sendo implantadas. Além dos benefícios para os munícipes e turistas, esperamos uma grande repercussão na mídia nacional e internacional, importante para o incremento do turismo em nossa cidade”.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014


Reserve esse dia na sua Agenda...

FNQ completa 23 anos e aponta novos desafios para a gestão do País

13/10/2014

“Resgatar a produtividade das organizações e a competitividade do País é a nossa próxima missão”, afirma Jairo Martins

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) comemora, neste mês, 23 anos em busca da excelência da gestão e segue com a nobre missão de apoiar as organizações, de qualquer setor, porte e natureza, para que, por meio de uma gestão sistêmica e estruturada, tornem-se sustentáveis, cooperativas e gerem valor coletivo para a sociedade. “Nos últimos tempos, até por conta das turbulências e da volatilidade dos cenários nacional e internacional, além das crises quase que generalizadas a que estamos submetidos, buscar a excelência da gestão passa a ser condição sine qua non para a sobrevivência das organizações. Por meio do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a FNQ busca cumprir este papel no Brasil”, exalta o superintendente-geral da Fundação, Jairo Martins.
 
Quando a Fundação Nacional da Qualidade foi criada, em 1991, o Brasil estava sendo submetido ao inexorável fenômeno de globalização. Era preciso rever todos os processos, pois a sobrevivência em um mundo quase sem fronteiras comerciais dependeria do custo, da rapidez e da qualidade dos produtos e serviços. Para isso, foi criado o MEG e disseminado pelo Estados e setores, em parceria com programas estaduais e setoriais de excelência, fazendo com que as organizações se adaptassem aos novos tempos.
 
No ano seguinte, para reconhecer as organizações de excelência, foi instituído o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) – o mais prestigiado e cobiçado troféu pelas organizações que atuam no Brasil. Além do PNQ, existem outras premiações que adotam o MEG como método de avaliação e têm a FNQ como apoiadora, são elas: Prêmio MPE Brasil, Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Prêmio Sescoop de Excelência em Gestão, entre outros.
 
“Não há dúvidas de que a imprevisibilidade e a complexidade, aliadas aos limites da sustentabilidade, passaram a ser o imperativo da era atual. É preciso que as organizações sejam geridas com um novo modelo mental”, explica Jairo e continua: “Estamos diante de um novo paradigma, que vai revolucionar o próprio sentido da atividade empresarial, para que a excelência se traduza em prosperidade coletiva e o crescimento não  ultrapasse a fronteira da sustentabilidade. É imprescindível que as organizações percebam, reflitam, inovem, ajam e mudem, porque esse será o desafio dos próximos dez anos.” Da mesma forma que, em 1991, a FNQ fez as organizações brasileiras entenderem que o fenômeno da globalização era irreversível e, assim, revisarem seus processos, custos, qualidades e tempos; agora, 23 anos depois, temos o desafio de fazer com que as organizações públicas e privadas entendam e incorporem esse novo paradigma. 
 
No âmbito desse cenário de desestabilizações, a FNQ tem uma nova missão, a de promover o alinhamento dos governos federal, estaduais e municipais, das organizações públicas e privadas, da sociedade e do cidadão, para que, de forma coletiva e contínua, possamos fazer do Brasil uma sociedade organizada e evoluída, economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e eticamente transparente. “Dispomos do conhecimento, das ferramentas e da capilaridade de mobilização para que possamos iniciar este processo no curto prazo. Resgatar a produtividade das organizações e a competitividade do País é a nossa próxima missão”, destaca Jairo. 
 
“À luz do nosso novo desafio, é preciso unir esforços e aproveitar sinergias. Não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar recursos, sejam eles privados ou públicos. Por outro lado, as muitas iniciativas similares, com os mesmos propósitos, foram surgindo para atender às demandas da sociedade, mas que acabam fazendo as mesmas coisas, sem nenhum alinhamento”, explica o superintendente-geral. Tendo sido criada como consequência lógica do PBQP – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, a FNQ, como pioneira no Brasil para a melhoria da qualidade da gestão, pretende assumir este papel de buscar as demais organizações para aglutinar conhecimentos, identificar sinergias, otimizar recursos e alinhar propósitos. 
 
“No nosso entender, este é o único caminho viável, lógico e sensato para que o Brasil retome a trilha do desenvolvimento, pois apenas com empresas produtivas atuando num ambiente competitivo, respeitando os limites da sustentabilidade e os preceitos da ética, é possível gerar valor real para a sociedade de forma coletiva”, conclui Jairo Martins.
 
Confira os principais números da FNQ desses 23 anos:
 
Aproximadamente 90 mil pessoas capacitadas por ano
Mais de 200 organizações filiadas
6.457 voluntários no processo do PNQ
287 mil horas de dedicação
453 organizações candidatas no PNQ
136 organizações reconhecidas no PNQ
18 programas estaduais 
9 programas setoriais para a melhoria da gestão no Brasil, alinhados ao MEG
22 seminários internacionais realizados com 300 participantes por ano, em média
162 palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial disponíveis na videoteca
Mais de 500 práticas empresariais cadastradas na Comunidade de Boas Práticas

Envie o seu vídeo para o email comunicacao@qualidade-rs.org.br




Parabéns ao PGQP pelos seus 22 anos - Gespública/RS

               
         

  
GESPÚBLICA RS  
PAUTA DA REUNIÃO Nº 07/2014


Data: 22/10/2014      
Local: – ESEF/ UFRGS - R. Felizardo, 750  Porto Alegre
Horário: 14 às 16 horas
  

ASSUNTOS A SEREM TRATADOS:


  • Programação do Calendário de treinamentos  e definição de instrutores
  • Seminário de Boas Práticas – Planejamento, logística e divulgação
  • Assuntos diversos
  • Momento de Benchmarking

**** OBS.:  Quem for de carro, favor repassar nº de placa do veículo para Carla:  carla.ferreira@ufrgs.br
  

São Leopoldo, 15 de outubro de  2014




         Cassiano Leonel Drum                                               Luiz Gustavo da Silva
 Coordenador Núcleo Gespública-RS                                  Secretário Executivo


Núcleo Estadual do GesPública RS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos:
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Blog: http://gespublicagaucho.blogspot.com.br/
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum

(051) 8209-5599



Data: 17/09/2014
Início: 14:00
Término: 16h00
Local: SAMF-MF - Porto Alegre
Pauta:
1 – Programação do Calendário de treinamento e definição de instrutores.
2 – Seminário de Boas Práticas – Planejamento.
3 – Escolha de assessor para a Comissão de Avaliação.
4 – Assuntos Diversos
5 – Momento de Benchmarking – Escritório de Projetos
ITEM
TÓPICOS TRATADOS
PENDÊNCIAS
RESPONS.
DATA LIMITE
1 Programação do Calendário de treinamentos
a.     Como de costume, o coordenador Cassiano iniciou as atividades com as boas vindas e com uma rodada de apresentações para conhecimento e integração dos novos integrantes da reunião.
b.     Foram apresentados os treinamentos realizados no último período com atualização da planilha.  
c.      Sugestão de criar calendário para o ano de 2015 em formato próximo ao que é hoje utilizado pelo PGQP, sendo o primeiro voltado para a formação de instrutores e  treinamentos no processo de auto-avaliação (este último pode ser feito a qualquer tempo) e para o segundo semestre, para atender aos processos de validação da Auto-avaliação e PMG (Plano de Melhoria de Gestão), com reconhecimento das organizações avaliadas no Seminário de Boas Práticas em novembro.
d.     Definido o dia 19 de novembro para realização do Seminário de Boas Práticas na SAMF-MF e dia 17 de dezembro no SENGE

Lembrete - Dia 14 de novembro haverá uma apresentação no TRE-RS – com o tema “Democracia Digital” enfocando aspectos da participação eletrônica e transparência, posteriormente haverá informação de formas de participação.


























Aguardar informação de formas de participação.


























Cassiano. Jorge Freitas


























Prox. reunião
2 – Seminário de Boas Práticas – Planejamento.

Será realizado no mês de novembro Em substituição a reunião mensal do dia 19/11, evento de benchmarking nos mesmos moldes do evento realizado em 2013, buscando envolver todas as instituições adesas e demais organizações públicas interessadas. 
1) Formato
Objetivo: Apresentação de cases de sucesso de organização adesa ao Núcleo Estadual GesPública RS
Data: 19/11/2014 (dia da reunião mensal do núcleo)
Duração: Conforme a quantidade de cases a serem apresentados será definido posteriormente o horário do evento (previsão dia todo).
Local: Auditório do Ministério da Fazenda, POA-RS
Público-Alvo: representantes das organizações adesas.  
Ao final do evento serão realizadas homenagens às organizações certificadas em 2014 e voluntários atuantes do Núcleo. Sendo assim, a reunião mensal de dezembro seria exclusivamente para avaliação do planejamento estratégico e demais pautas.

2) Etapa de inscrição das palestras
Até dia 30/09/2014, pedimos manifestação à coordenadora de capacitação Viviane Oravec, no e-mail vivimo@ig.com.br, das organizações adesas e atuantes no Núcleo Estadual GesPública RS com interesse de apresentar no dia do evento 01 prática de gestão de sucesso da sua organização, que atenda a critério do MEGP.
As organizações com interesse deverão enviar por e-mail os seguintes dados:
Organização:
Ano de adesão:
Prática de Gestão a ser apresentada:
Critério (s) que atende:
Nome do palestrante:
E-mail:
Telefone:
Contatar com empresas que queiram apresentar boas práticas alinhadas ao MEG (modelo de excelência de Gestão)
Viviane
Até 30 Set.
3 – Escolha de assessor para a Comissão de Avaliação.

Com a escolha de Rafael Rafazollo para Assessor da Comissão de Avaliação, o Comitê Setorial passa a ter a seguinte composição:
Presidente:
Humberto Kasper
Diretor Presidente da TRENSURB

Coordenador Geral:
Cassiano Leonel Drum
Fone: (51) 8209-5599 / 3209-6429

Assessora de Coord./Regulamentação (Assessor técnico):
Carla Beatriz Pacheco de Oliveira
(SAMF/MF)
Fone: (51) 3455-2858 / 9214-2021

Secretário Executivo:
Luiz Gustavo da Silva (SEMAE)
Fone: (51) 3579-6179 / 9989-0942

Coordenadora de Capacitação:
Viviane Muzykant Oravec (CAIXA)
Fone: (51) 3205-6460 / 9993-8371

Assessor de Capacitação:
Sandro Adriani Camargo (SEMAE)
Fone: (51) 3579-6159 / 8179-2206

Coordenador de Avaliação:
Eduardo Carvalho (CORSAN)
Fone: (51) 3215-5456 / 9955-4518

Assessor de Avaliação:
Rafael Fabiano Rafazolo
Fone: (51) 3579-6071 / 9944-3748

Coordenadora de Comunicação/ Marketing:
Analú Maciel Coelho (TRENSURB)  analu.coelho@trensurb.gov.br
Fone: (51) 3363.8138

Assessora de Comunicação / Marketing:
Magda Stoll Andrade (TRE)
Fone: (51) 3216-9446

Coordenador de Responsabilidade Social:
Darci Campani (UFRGS)
Fone: (51) 3308-3572 / 9362-0169

Assessora de Responsabilidade Social:
Maria Denise Flesch (voluntária)
Fone: (51) 9913-3497 / 3478-2971



4 – Assuntos Diversos
Apresentação de colegas da ESEF-UFRGS, que pretendem fazer adesão ao núcleo e participar do processo de auto-avaliação. De 20 a 25 de outubro haverá evento esportivo no salão UFRGS e reunião do conselho da ESAF, onde poderemos apresentar palestra de sensibilização ao Gespública
Remeter programação do evento e disponibilidade para apresentar sensibilização
Campani
Prox. reunião
5 -Benchmarking
Viviane Oravec, servidora da Caixa Econômica Federal  apresentou benchmarking denominada de “Escritório de Projetos” com o objetivo de criar uma estrutura para atender as demandas específicas de projetos dos setores da filial, sem depender da estrutura coorporativa da organização.




 Presentes na Reunião:

·         Luiz Gustavo da Silva                      SEMAE-S. Leop/RS                  gustavo@semae.rs.gov.br
·         Analu Maciel Coelho                       TRENSURB                              analu.coelho@trensurb.gov.br
·         Jair Bernardo Correa                        TRENSURB                              Jair.correa@trensurb.gov.br
·         Maria Denise Flesch                       Voluntária                                 Denise.flesch1@gmail.com
·         Maria Carolina P. S.Hagen               Câmara NH                              maria-seitenfus@camaranh.rs.gov.br
·         Viviane M. Oravec                           Caixa-GIFUG                            vivimo@ig.com.br
·         Cassiano Leonel Drum                    Voluntário                                 Cassiano.leonel@terra.com.br
·         Cláudia Rosana Koch Johnstone      Pref. São Leop.                         Claudia.koch@saoleopoldo.rs.gov.br
·         Charlene Brusch                             Pref. São Leop.                         Charlene@saoleopoldo.rs.gov.br
·         Sandro Adriani Camargo                  SEMAE-S. Leop.                      Sandro.camargo@semae.rs.gov.br
·         Darci Campani                                UFRGS                                    campani@ufrgs.br
·         Zany Felitti                                     TRENSURB                              zany.silva@trensurb.gov.br
·         Carla Beatriz Pacheco de Oliveira    SAMF-MF/RS                           gpo.rs.samf@fazenda.gov.br
·         Carla Santos Ferreira                      ESEF-UFRGS                          Carla.ferreira@ufrgs.br
·         Cíntia Bueno Marques                     ESEF-UFRGS                          cbmarques@hotmail.com

                                                               
Núcleo Estadual do GesPública RS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos:
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Blog: http://gespublicagaucho.blogspot.com.br/
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum

(051) 8209-5599