terça-feira, 7 de janeiro de 2014


Prezados Colegas:

Informamos que estão abertas as inscrições para o Curso listado abaixo.

Curso de Examinador - PGQP
Dias 05 e 06/02/2014 – Das 09 às 18h – Local: CAIXA - Rua dos Andradas, 1234 - Edifício Santa Cruz - Sala 6 -  11º andar - Centro - POA/RS 

Informamos que o curso é gratuito (somente para servidores de organizações públicas adesas ao Comitê GesPública), sendo no máximo 4 (quatro) participantes por organização pública, e as vagas são limitadas (antecipe sua inscrição).

Material: Caso você tenha o Guia do SAG 2011/2012/2013 favor levá-lo no dia do curso presencial. Caso não tenha, favor entrar em contato antecipadamente com o instrutor Sandro Camargo (sandro.camargo@semae.rs.gov.br) para solicitar aquisição do guia, ao custo unitário R$ 30,00 (valor para comitê) ou pode adquirir o guia diretamente no escritório do PGQP. Ressaltamos que o guia é necessário para a participação nos cursos.

Para efetuar a inscrição é necessário entrar no site do PGQP. 

Curso de Examinador 16hs, para inscrição acesse:

No link, selecionar comitê Gespública.

Após efetuar a inscrição no Curso de Examinador realize o curso EAD Pré-Curso. Faça download do material PRÉ-CURSO no site http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/hot_sites/premio2014/index.php?option=treinamento&task=ead&Itemid=294 . Após a leitura dos slides, preencha os exercícios e entregue ao instrutor no início do curso presencial. Importante: este exercício será considerado parte da nota da prova final.

Aos participantes informamos que é pré-requisito a realização prévia do curso Interpretação dos Critérios de Avaliação para se inscrever no curso de Examinador.
Obs: Informamos que quem já fez ICA (2012/2013) não precisa repetir, pois não houve alteração. 

Dúvidas, contatar Sandro Camargo (sandro.camargo@semae.rs.gov.br). 

Att,
Viviane Oravec
Coordenadora de Capacitação
GesPública RS




Data: 19/12/2013
Início: 14h00min
Término: 16h00min
Local: Auditório do Edifício Sede do Ministério da Fazenda, Rua Loureiro da Silva, 445, 11º andar, bairro Centro Histórico, na cidade de Porto Alegre – RS.
Pauta:
1)                Cerimônia de Encerramento e entrega de certificados das autoavaliações institucionais do ano
ITEM
TÓPICOS TRATADOS
1 - Cerimônia de Encerramento e entrega de certificados das autoavaliações institucionais do ano





O Coordenador Cassiano Leonel Drum saudou a todos e fez o seguinte pronunciamento
Em junho de 2013, milhares de brasileiros foram às ruas para exigir mais qualidade em saúde e educação, investimentos em segurança e transportes públicos, e protestar contra a corrupção e a alta carga tributária, entre outras reivindicações. O que aconteceu não deve ser ignorado e a resposta exige o alinhamento de nossas instituições, a fim de definir ações efetivas para mudar nosso Estado e de vez o nosso País.
Esse legítimo, justo e uníssono exercício da cidadania pede, no mínimo, que as organizações façam uma análise crítica e, em conjunto, proponham medidas imediatas para o atendimento às reivindicações. Não há dúvida de que presenciamos uma clara crise de gestão na administração pública: lideranças desacreditadas; falta de alinhamento estratégico; descaso com a sociedade; processos lentos, ineficientes e desconectados; comunicação confusa e sem transparência; e resultados econômicos, sociais e ambientais pífios, para não dizer horrorosos.
Mas, tenhamos claro: as soluções não estão apenas nas mãos dos nossos governantes. Quase todas as queixas estão também relacionadas com as organizações sejam elas de caráter público ou privadas: se há corruptos, é porque há corruptores; se há inflação, é porque há aumento desordenado de preços; se falta qualidade na educação, boa parte dela está nas mãos da iniciativa privada; se há superfaturamentos nas compras do governo, é porque há conivência dos fornecedores privados; se há baixa qualidade no serviço de saúde, os planos de saúde têm a sua culpa no cartório; e assim por diante.

Nossa percepção é que as ações pontuais e paliativas não fazem mais efeito. Precisamos de um pensamento sistêmico Federal- Estadual- Municipal-Sociedade-Cidadãos, para alcançar um desenvolvimento sustentável e duradouro – não mais com ilhas de excelência, mas excelente como um todo, de norte a sul e de leste a oeste. Para isso é preciso criar um novo modelo mental para construir finalmente a Cadeia de Valor Brasil. Se quisermos um País melhor, temos que unir os esforços de todas as partes interessadas que formam essa cadeia.
A boa notícia é que o Núcleo GesPùblica dispõe de uma história. Já são mais de 6 anos de existência aqui no Estado, onde possui na sua estrutura, recursos humanos e metodológicos capazes de contribuir para reverter essa situação em curto e médio prazos, fundamentalmente, na sua área de abrangência que é o Estado do Rio Grande do Sul. Só depende da vontade das instituições públicas adotarem práticas de excelência nas suas gestões, abordando os problemas de forma sistêmica e estratégica para as suas áreas, desapegadas das sazonalidades e conveniências político-partidárias e visando apenas unir esforços para gerar valor à sociedade brasileira, cujas necessidades imediatas já estão definidas
.
É necessário um Plano de Gestão Estratégica para o Brasil e por isso devemos trabalhar com afinco para fazermos a nossa parte. O Núcleo segue o Modelo da FNQ detentora do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG ) e gestora do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), respeitados mundialmente.
E também o modelo do PGQP, onde somos um dos 38 comitês Setoriais que compõe a Rede Gaúcha de Comitês. Todas as organizações que adotam o MEG, para ações de autoavaliação ou reconhecimento do PNQ, são orientadas a aplicar os Fundamentos da Excelência, que pregam, em síntese, mais sustentabilidade e ética nos negócios, valorização das pessoas, liderança pelo exemplo, inteligência nos processos, respeito às culturas e à diversidade, entre outros aspectos que induzem empresas privadas e públicas, de qualquer setor e porte, a elevar seus ativos intangíveis para alcançar resultados concretos de crescimento econômico e desenvolvimento socioambiental, mesmos em cenários voláteis, turbulentos e incontroláveis.
A FNQ também é promotora da Rede QPC (Rede Brasileira de Qualidade, Produtividade e Competitividade), composta dos Programas de Gestão Estaduais e Setoriais, que têm a capacidade de disseminar o MEG em todo o Brasil. 
Nessa linha, O Núcleo GesPública está à disposição para colaborar nas autoavaliações e ajudar a instituições públicas a elaborar e implantar o Plano de Melhoria de Gestão, visando à melhoria da qualidade de vida da população, com uso eficiente de recursos e, consequentemente, gerando um modelo de desenvolvimento sustentável, com resultados econômicos, sociais e ambientais para o presente e para as gerações futuras. Com persistência, comprometimento, alinhamento e, principalmente, vontade de mudar e atitude, podemos chegar a excelentes resultados. Também como um dos comitês setoriais, queremos participar junto do PGQP dos grandes projetos que estão na pauta para o próximo exercício.

Convidamos os parceiros, voluntários, as organizações adesas e demais partes interessadas do Gespública Gaúcho a se unirem em torno desta proposta para construirmos um Estado e um País melhor.
Parabéns a todos as instituições que estão recebendo suas certificações por autoavaliações realizadas ou por terem sido premiadas no PGQP e aos nossos voluntários que atuaram em oficinas capacitando servidores de organizações que liberaram seus recursos humanos para tal.
Parabéns a todos. Um FELIZ NATAL e um ANO NOVO profícuo a todos e meu muito obrigado.
Em seguida iniciou-se a entrega de certificados e diplomas.
2 – Relação de Homenageados
  A) Organizações Certificados/Diplomados pelo PGQP
    1 - 3º Batalhão de Polícia do Exército - Porto Alegre - Exército Brasileiro
    2 - TRENSURB - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.
    3 - Filial Fundo de Garantia Porto Alegre/RS  -  Caixa Econômica Federal
    4 - 8º Batalhão Logístico
    5 - Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul 
B) Organizações Certificada/Diplomadas pelo Gespública
    1 - 3º Batalhão de Polícia do Exército - Porto Alegre - Exército Brasileiro
    2 - TRENSURB - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.
    3 - Filial Fundo de Garantia Porto Alegre/RS  -  Caixa Econômica Federal
    4 - 8º Batalhão Logístico
    5 - Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul 

C) Voluntários certificados/diplomados pelo Gespública (Instrutores, validadores externos)

Alan Rafael Boesing
Analu Coelho
Carlos Germano Weinmann
Cassiano Leonel Drum
Cesar Rodrigo Carneiro
Clener Nunes
Daiani da Silva
Eduardo Carvalho
Elisete Medeiros
Jorge Lheureux de Freitas
Lautierre de Souza
Luiz Gustavo da Silva
Magda Stoll Andrade
Márcia Zorn
Maria Denise Flesch 
Pablo Schoenell 
Paulo Antônio Brignol Pacheco
Rafael Ayub
Rafael Fabiano Ravazolo
Raphael Alves
Rene Brevilatta Padilha
Ricardo Flores Pinto
Ronald Weber Kirst
Sandro Adriani Camargo
Viviane Muzykant Oravec

E) Voluntário DESTAQUE certificado pelo Gespública

Ronald Weber Kirst

3 Coquetel
Após a cerimônia de entrega dos certificados, os convidados foram convidados para um coquetel no saguão de entrada do auditório.

Obs: Durante o evento foram arrecadados brinquedos para serem doados à CLÍNICA ESPERANÇA DE AMPARO À CRIANÇA, instituição que abriga crianças de 0 a 17 anos de idade que foram abandonadas pelos pais ou retiradas das famílias pela justiça/conselho tutelar devido a maus tratos ou negligência familiar.  A Coordenadora de Capacitação – Viviane Oravec ficou encarregada de coletar as doações.


Presentes na Reunião:


Alessandro Grimaldi de Souza (8º BLOG);
Analu Maciel Coelho (TRESURB);
Carla Beatriz P. de Oliveira (SAMF/RS);
Cassiano Leonel Drum (Voluntário);
Clener Nunes Moreira (TRE-RS);
Danilo da Costa Duarte (SEMAE);
Eduardo Carvalho (CORSAN);
Glaucir Lopes Gonçalves ;
Joelton Pereira Soares (8ºBLOG);
Leo Eraldo Paludo (CAIXA-GIFUG-PO);
Luiz Gustavo da Silva (SEMAE);
Magda Stoll Andrade (TRE-RS);
Márcia Alexandra Zorn (TRESURB);
Maria Carolina Pietzsch Seitenfus Hagen (CMNH);
Maria Denise Flesch (Voluntária);
Rafael Ayub (FHSTE);
Rafael Ravazolo (TRE-RS);
Raphael Gonzalez Alves (TRE-RS);
Ricardo Flores Pinto (INMETRO);
Ronald Weber Kirst (INMETRO);
Viviane Muzykant Oravec (CAIXA-GIFUG-PO); 
REGISTRO FEITO POR: Luiz Gustavo da Silva.