quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


Fala do Coordenador do Núcleo, por ocasião da solenidade de entrega de certificados para as Instituições Adesas e aos voluntários do Núcleo nesta data de 19 dez 2013:

Distintos convidados, meus colegas coordenadores, senhoras e senhores.

Em junho de 2013, milhares de brasileiros foram às ruas para exigir mais qualidade em saúde e educação, investimentos em segurança e transportes públicos, e protestar contra a corrupção e a alta carga tributária, entre outras reivindicações. O que aconteceu não deve ser ignorado e a resposta exige o alinhamento de nossas instituições, a fim de definir ações efetivas para mudar nosso Estado e de vez o nosso País.

Esse legítimo, justo e uníssono exercício da cidadania pede, no mínimo, que as organizações façam uma análise crítica e, em conjunto, proponham medidas imediatas para o atendimento às reivindicações. Não há dúvida de que presenciamos uma clara crise de gestão na administração pública: lideranças desacreditadas; falta de alinhamento estratégico; descaso com a sociedade; processos lentos, ineficientes e desconectados; comunicação confusa e sem transparência; e resultados econômicos, sociais e ambientais pífios, para não dizer horrorosos.

Mas, tenhamos claro: as soluções não estão apenas nas mãos dos nossos governantes. Quase todas as queixas estão também relacionadas com as organizações sejam elas de caráter público ou privadas: se há corruptos, é porque há corruptores; se há inflação, é porque há aumento desordenado de preços; se falta qualidade na educação, boa parte dela está nas mãos da iniciativa privada; se há superfaturamentos nas compras do governo, é porque há conivência dos fornecedores privados; se há baixa qualidade no serviço de saúde, os planos de saúde têm a sua culpa no cartório; e assim por diante. 

Nossa percepção é que as ações pontuais e paliativas não fazem mais efeito. Precisamos de um pensamento sistêmico Federal- Estadual- Municipal-Sociedade-Cidadãos, para alcançar um desenvolvimento sustentável e duradouro – não mais com ilhas de excelência, mas excelente como um todo, de norte a sul e de leste a oeste. Para isso  é preciso criar um novo modelo mental para construir finalmente a Cadeia de Valor Brasil. Se quisermos um País melhor, temos que unir os esforços de todas as partes interessadas que formam essa cadeia.

A boa notícia é que o Núcleo GesPùblica dispõe de uma história. Já são mais de 6 anos de existência aqui no Estado, onde possui na sua estrutura, recursos humanos e metodológicos capazes de contribuir para reverter essa situação em curto e médio prazos, fundamentalmente, na sua área de abrangência que é o Estado do Rio Grande do Sul. Só depende da vontade das instituições públicas adotarem práticas de excelência nas suas gestões, abordando os problemas de forma sistêmica e estratégica para as suas áreas, desapegadas das sazonalidades e conveniências político-partidárias e visando apenas unir esforços para gerar valor à sociedade brasileira, cujas necessidades imediatas já estão definidas.

É necessário um Plano de Gestão Estratégica para o Brasil e por isso devemos trabalhar com  afinco para fazermos a nossa parte. O Núcleo segue o Modelo da FNQ detentora do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG ) e gestora do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), respeitados mundialmente.

E também o modelo do PGQP, onde somos um dos 38 comitês Setoriais que compõe a Rede Gaúcha de Comitês. Todas as organizações que adotam o MEG , para ações de autoavaliação ou reconhecimento do PNQ, são orientadas a aplicar os Fundamentos da Excelência, que pregam, em síntese, mais sustentabilidade e ética nos negócios, valorização das pessoas, liderança pelo exemplo, inteligência nos processos, respeito às culturas e à diversidade, entre outros aspectos que induzem empresas privadas e públicas, de qualquer setor e porte, a elevar seus ativos intangíveis para alcançar resultados concretos de crescimento econômico e desenvolvimento socioambiental, mesmos em cenários voláteis, turbulentos e incontroláveis.

A FNQ também é promotora da Rede QPC (Rede Brasileira de Qualidade, Produtividade e Competitividade), composta dos Programas de Gestão Estaduais e Setoriais, que têm a capacidade de disseminar o MEG em todo o Brasil.

Nessa linha, O Núcleo GesPública está à disposição para colaborar nas autoavaliações e ajudar a instituições públicas a elaborar e implantar o Plano de Melhoria de Gestão, visando à melhoria da qualidade de vida da população, com uso eficiente de recursos e, consequentemente,  gerando um modelo de desenvolvimento sustentável, com resultados econômicos, sociais e ambientais para o presente e para as gerações futuras. Com persistência, comprometimento, alinhamento e, principalmente, vontade de mudar e atitude, podemos chegar a excelentes resultados. Também como um dos comitês setoriais,queremos participar junto do PGQP dos grandes projetos que estão na pauta para o próximo exercício

Convidamos os parceiros, voluntários, as organizações adesas e demais partes interessadas do Gespública Gaúcho a se unirem em torno desta proposta para construirmos um Estado e um País melhor.

Parabéns a todos as instituições que estão recebendo suas certificações por autoavaliações realizadas ou por terem sido premiadas no PGQP e aos nossos voluntários que atuaram em oficinas capacitando servidores de organizações que liberaram seus recursos humanos para tal.

Parabéns a todos. Um FELIZ NATAL e um ANO NOVO profícuo a todos e meu muito obrigado.

Cassiano Leonel Drum
Coordenador GesPública/RS

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Ás instituições adesas e aos Voluntários do Núcleo os votos de um 
FELIZ NATAL e um PRÓSPERO 2014.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Caro representante de Comitê,

Estamos lançando o PQRS 2014. As informações detalhadas estão no hotsite do PQRS, link http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/hot_sites/premio2014/

Os treinamentos podem ser disponibilizados a partir de Dezembro, faça a sua programação e nos informe o mais breve possível.

Conheça as novidades do PQRS acessando a apresentação abaixo:

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Atenciosamente,








Ao

3º Batalhão de Polícia do Exército
3º Batalhão de Comunicações
Fundação Hospital Centenário
Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)
SEMAE
TRE-RS
TRENSURB
Gerência de Filial Fundo de Garantia Porto Alegre/RS da Caixa Econômica Federal
  
Prezados Senhores


1          Prestamos um agradecimento especial às organizações que apresentaram suas práticas de gestão no “Seminário de Boas Práticas de Gestão – Edição 2013”, dia 20/11/2013 no Auditório do Prédio Administrativo da TRENSURB, enriquecendo o evento.

 2          Ressaltamos que a colaboração despendida foi fundamental para promover a gestão pública de excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país.

3          Salientamos que a participação voluntária nas atividades do GesPública, criado pelo Decreto n.º 5.378/2005, é considerada como serviço público relevante.

Atenciosamente

Viviane Muzykant Oravec
Coordenadora de Capacitação
Núcleo Estadual do GesPública RS

www.gespublica.gov.br



Evento do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização apresentou práticas de sucesso de organizações vinculadas nesta quarta-feira (20).

A fim de marcar o Mês da Qualidade – o Dia Mundial da Qualidade é celebrado todos os anos na segunda quinta-feira de novembro –, o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização do Rio Grande do Sul (GesPública-RS), com apoio da Trensurb, promoveu o Seminário de Boas Práticas de Gestão 2013. Realizado no auditório da sede administrativa da empresa, nesta quarta-feira (20), o evento teve a participação de representantes de órgãos vinculados ao Núcleo Estadual, como TRE-RS, Filial Fundo de Garantia Porto Alegre da Caixa, 3º Batalhão de Polícia do Exército e Fundação Hospital Centenário. Os palestrantes das diversas instituições apresentaram práticas de gestão bem sucedidas ligadas a temas como liderança, estratégias e planos, informações e conhecimento, gestão de pessoas, processos e resultados.

Na abertura das atividades, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, saudou os presentes e destacou a importância de se trabalhar para tornar cada vez mais qualificada a gestão pública. Kasper falou ainda a respeito de alguns dos principais pontos do atual plano de metas da empresa metroviária, que visa o controle de gastos com eficiência econômica aliado à melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do transporte público.

“Eu acredito que o evento foi hiperprodutivo em razão de que muitas instituições públicas estiveram presentes e podem levar essas experiências, aplicando com algumas peculiaridades essas práticas difundidas aqui no evento”, declara Cassiano Drum, coordenador geral do GesPública-RS.

Segundo a gerente de Planejamento da Trensurb, Márcia Zorn, “todas as práticas de gestão apresentadas são cases valiosos que certamente servirão para uma mudança de postura e também para refinar nossa cultura organizacional”.

Durante o seminário, a Trensurb apresentou seu índice de qualidade e desempenho, ferramenta para avaliação dos resultados por indicadores de desempenho da empresa, baseada em quatro critérios principais: implantação do sistema de indicadores, modo de gestão do sistema de indicadores, plano de melhorias e resultados. É através de seu sistema de gestão baseado em indicadores de desempenho que a Trensurb mede, avalia e melhora seus resultados, visando ampliar a sustentabilidade econômico-operacional da empresa, bem como a qualidade dos serviços prestados.

“Nosso objetivo é fazer com que o empenho desejado pela gestão da empresa esteja combinado com o conjunto de atividades desenvolvidos por gestores e empregados, para que dessa forma a qualidade seja implementada e viabilizada”, afirma a gerente Márcia Zorn sobre a gestão da qualidade na empresa. “Implementar a gestão da qualidade é um objetivo estratégico da empresa, especialmente, quando se estabelece um novo sistema de gestão e um novo modelo de avaliação”, completa.

O coordenador do GesPública, Cassiano Drum, elogia: “A Trensurb está muita avançada na gestão. Temos tido a empresa como parceira, em nossas reuniões mensais, e ela será certificada tanto pelo GesPública como pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade”.

Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb

GESPÚBLICA RS

Seminário de Boas Práticas de Gestão - GesPública - Edição 2013
Data: 20/11/2013  Local: Auditório da TRENSURB

Pesquisa de Satisfação

1 – Em relação a sua expectativa os assuntos abordados no evento:
( )não atenderam ( )atenderam parcialmente ( )atenderam plenamente ( )atenderam acima do esperado

2 – As palestras foram:

Palestras
Regular
Boa
Muito Boa
Não assistiu
08:30h às 08:50h
Abertura oficial do evento e apresentação do Núcleo
Cassiano Leonel Drum – Coordenador Geral do Núcleo Estadual do GesPública RS




08:50h às 09:35h
Prática de Gestão a ser apresentada: Programa de Preparação de Potenciais Líderes
Critério que atende: Liderança
Palestrante: Viviane Muzykant Oravec
Organização: Gerência de Filial Fundo de Garantia Porto Alegre/RS da Caixa Econômica Federal




09:35h às 09:50h
Intervalo




09:50h às 10:20h
Prática de Gestão a ser apresentada: Equipe de Gestão
Critério que atende: Liderança
Palestrante: Rene Brevilatta Padilha
Organização: 3º Batalhão de Polícia do Exército




10:20h às 11:05h
Prática de Gestão a ser apresentada: Reunião de Análise do Planejamento Estratégico Organizacional
Critério que atende: Estratégias e Planos
Palestrante: Alan Rafael Boesing
Organização: 3º Batalhão de Comunicações




11:05h às 11:50h
Prática de Gestão a ser apresentada: Audiência Pública
Critérios que atende: Cidadãos e Sociedade
Palestrante: Carlos Germano Weinmann
Organização: Fundação Hospital Centenário




11:50 às 13:00h
Intervalo para almoço




13:00h às 13:45h
Prática de Gestão a ser apresentada: Sistema de Aprendizado EASA
Critério que atende: Informações e Conhecimento
Palestrante: Paulo Antônio Brignol Pacheco / Cesar Rodrigo Carneiro
Organização: Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)




13:45h às 14:30h
Prática de Gestão a ser apresentada: Programa de Idéias
Critério que atende: Pessoas
Palestrante: Lautierre de Souza
Organização: SEMAE




14:30h às 15:15h
Prática de Gestão a ser apresentada: Modelagem de Processos
Critério que atende: Processos
Palestrante: Rafael Ravazolo
Organização: TRE-RS




15:15h às 15:30h
Intervalo




15:30h às 16:10h
Prática de Gestão a ser apresentada: Índice de Qualidade e Desempenho
Critérios que atende: Processos e Resultados
Palestrante: Márcia Zorn e Analu Coelho
Organização: TRENSURB




16:10h às 16:30h
Encerramento
Cassiano Leonel Drum – Coordenador Geral do Núcleo Estadual do GesPública RS




3 – Conceitue os itens abaixo:

Item/Nota
Ruim
Regular
Bom
Muito Bom
Comunicação pré-evento




Recepção




Infraestrutura local




Recursos audiovisuais




Evento em geral




quarta-feira, 13 de novembro de 2013

GESTÃO DE PAUTA - ENTREGA DO 8º PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

     
O governador Antonio Anastasia preside nesta terça-feira (12/11), às 14 horas, no Palácio Tiradentes, cerimônia de entrega da 8ª edição do Prêmio Excelência em Gestão Pública, promovido pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Criado em 2005, o prêmio é uma importante ferramenta de reconhecimento de projetos inovadores implementados e uma oportunidade de estímulo a novas ideias, que contribuam para melhorar a prestação de serviços públicos no Estado.

Evento: Entrega do 8º Prêmio Excelência em Gestão Pública
Data: 12/11/13 (terça-feira)
Horário: 14 horas
Local: Palácio Tiradentes – Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Minas investe na valorização de ideias que tornam  eficiente o serviço público no Estado
Minas investe na valorização de ideias que tornam eficiente o serviço...
Servidores com melhores projetos foram contemplados pelo Prêmio Excelência em Gestão Pública, que ...

GOVERNO DE MINAS PROPÕE REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS DA FHEMIG

     
Proposta apresentada terá impacto de R$ 46 milhões na folha de pagamento 
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), reuniu-se com representantes da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg), nesta terça-feira (12/11), e apresentou proposta de reajuste de 25% do vencimento básico em fevereiro de 2014, com a respectiva dedução na gratificação complementar. Outros 20% serão concedidos em fevereiro de 2015, quando ocorrerá a incorporação total da gratificação, o que atende demanda da categoria. O impacto na folha de pagamento será de R$ 46 milhões.