segunda-feira, 23 de julho de 2012



 NÚCLEO ESTADUAL / COMITÊ SETORIAL

GESPÚBLICA RS                                                                  


PAUTA DA REUNIÃO Nº 05/12


Data: 26/07/2012 – Quinta-feira       
           
Local: TRE-RS – Rua Duque de Caxias, 350 – Porto Alegre.                                  

Horário: 16hs
·        Cerimônia de posse da nova organização Âncora do Comitê e Núcleo Gespública/RS – TRE-RS


Reunião Ordinária: logo em seguida a cerimônia de posse, no Colégio Ernesto Dornelles em frente a Tribunal Regional Eleitoral.

                                                   ASSUNTOS:
·        Deliberação sobre proposta de nova estrutura do núcleo com a criação de grupos
·        Escolha dos Coordenadores e Assistentes
·        Deliberação Sobre as Competências Básicas de Cada Grupo
·        Elaboração dos Planos de Ação dos Grupos
·        Estudos para elaboração de novo Instrumento nos moldes do SAGS
·        Acompanhamento do Cronograma de cursos
·        Relatório das Ações de Responsabilidade Social
·        Curso de Simplificação de Processos
·        Reunião em Brasília, no Ministério do Planejamento (02.09) – proposta de temas para discussão.

Jantar de Confraternização: Após reunião de trabalho, o grupo se reunirá para um  jantar de confraternização, as expensas de cada um,  no restaurante TIROL, na rua José de Alencar 520 – Menino Deus. O local possui estacionamento e serve rodízio de filés.



Luiz Gustavo da Silva
Secretário Executivo

quarta-feira, 18 de julho de 2012


 Missão cumprida! Ex-sub-comandante do BOPE encerra o 13º Internacional da Gestão do PGQP com palestra motivacional
 
 • notícias

O ex-sub-comandante do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE), Paulo Storani, encerrou na tarde desta terça-feira (17) a programação de palestras do 13º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) desde ontem na Fiergs, em Porto Alegre. Storani abordou o tema “Vá e vença: Missão dada é missão cumprida”, contando um pouco de sua participação na consultoria para os filmes Tropas de Elite 1 e 2.

Durante a apresentação Storani falou sobre a importância da superação de desafios no ambiente competitivo de trabalho, destacando o papel motivacional da liderança. Ele salientou que, assim como o personagem do capitão do batalhão nos filmes, o líder precisa ser uma fonte de inspiração para a equipe que coordena. “Uma equipe inspirada e comprometida é capaz de alcançar resultados positivos em qualquer situação, mas, para isso, ela precisa ser bem orientada e conduzida” afirmou.

Ao falar sobre a Gestão da Qualidade seguida no BOPE Storani citou a significação, inovação, superação e cooperação como os princípios da mobilidade que devem reger as equipes que buscam melhores resultados. Para ele, esses são os alicerces capazes de criar uma cultura de sustentabilidade nas organizações.

A partir das 19 horas da noite desta terça-feira as atenções dos congressistas estarão voltadas para a cerimônia de entrega do 17º Prêmio Qualidade RS, que será realizada no Pavilhão de Eventos da FIERGS. Ao todo, são esperadas 5 mil pessoas na solenidade.

SOBRE O PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) está completando 20 anos de atuação pela promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.


Informações para a imprensa:

 Vice-presidente da GM destaca no Congresso do PGQP que fábrica de Gravataí será a mais moderna da empresa no Brasil em 2013
 
 • notícias

O vice-presidente da GM no Brasil, Marcos Munhoz, deu início a programação de palestras do segundo dia de atividades do 13º Congresso Internacional da Gestão, que está sendo realizado pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), na Fiergs, em Porto Alegre. Munhoz falou sobre o tema Inovação: Do Conceito à Prática, apresentando o case da empresa que deve transformar a sua fábrica de Gravataí na maior e mais moderna da empresa no Brasil em 2013.
O acompanhamento recente do mercado automobilístico levou a GM a repensar os processos internos, o que segundo Munhoz, foi fundamental para o estabelecimento de metas e abandono de velhos conceitos. “O conhecimento humano se transforma de conceito à prática de forma muito acelerada, por isso devemos estar prontos para quebrar paradigmas”, frisou. Ele considera que revisão do modo de relacionamento com os fornecedores da empresa – inseridos no processo de produção e desenvolvimento dos projetos -, foi preponderante para o estabelecimento de um ambiente favorável à criatividade, que trouxe como consequência o conhecimento compartilhado e a otimização dos processos.
Além de inovar em ações da linha de montagem de carros e centralizar o consumidor na estratégia de criação, a GM investiu no desenvolvimento sustentável utilizando os conceitos de recuperabilidade e reciclabilidade dos componentes utilizados. Nesse contexto, estima-se para os dias de hoje uma taxa de 95% de recuperação de materiais. Para controlar as ações diárias sem prejuízos ao meio ambiente a empresa criou um Comitê de Sustentabilidade, que tem como objetivo suportar o desenvolvimento de iniciativas e projetos ligados ao tema, bem com a incorporação dos conceitos sustentáveis em todos os departamentos da empresa.
O 13º Congresso Internacional da Gestão segue até o final do dia, na Fiergs, em Porto Alegre. À noite acontece a cerimônia de entrega da 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e da 2ª edição do Prêmio Inovação. Conjuntamente, os eventos são considerados o maior encontro mundial na área da gestão da Qualdiade e devem reunir cerca de 8 mil participantes. Nos dois dias, acontece simultaneamente a Feira de Conhecimento da Gestão e Resultados, com acesso gratuito ao público, no Pavilhão de Eventos da FIERGS.
Crédito: Mathias Cramer/ Tempo Real Fotos
Informações para a imprensa:

 Congresso do PGQP: Gerdau e Falconi reforçam a importância da governança para o Brasil e nas organizações
 
 • notícias

PARA BAIXAR AS FOTOS DO EVENTO CLIQUE AQUI.
O presidente do Conselho de Administração da Gerdau e presidente do Conselho Superior do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Jorge Gerdau Johannpeter, e o consultor Vicente Falconi, considerado um dos maiores especialistas em gestão no Brasil, participaram conjuntamente de um painel durante a tarde desta terça-feira, último dia do 13º Congresso Internacional da Gestão do PGQP, o maior encontro mundial na área da Qualidade. Gerdau e Falconi debateram, com a mediação do presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, sobre estratégias e condições necessárias para que as organizações e o Brasil possam melhorar o desenvolvimento interno e competir mais nos mercados mundiais. Os principais eixos para o alcance destas condições são: liderança com governança, implementação de tecnologias de gestão, maior investimento em educação, domínio de processos, inovação e cultivo dos valores na sociedade brasileira.

Para Gerdau, além da necessidade constante de aplicação de novas tecnologias, o mais importante na gestão é a governança, isto é, saber onde se quer chegar. Isso significa orientar orçamentos, trabalhar sempre com metodologia e definir estratégias para dominar todos os processos e fazê-los com maior eficiência. “As empresas são orquetras sinfônicas que não podem tocar uma nota errada”, comparou, analisando que o País, uma forma geral, tem uma grande deficiência em governança.

Falconi destacou que o necessário para que os índices de produtividade aumentem é o conhecimento em constante aprimoração, mas, principalmente, a atuação de lideranças que “puxem” as pessoas para metas e “os sonhos necessários”. De acordo com o especialista, o essencial é o cultivo dos valores relacionados à competência e integridade, no ambiente profissional e na vida, entre as pessoas que constroem as organizações e a sociedade.

“Pessoas educadas, motivadas, altamente treinadas e reconhecidas formam uma equipe que funciona sempre com resultados acima da média”, concordou Gerdau. E no debate focado na excelência em gestão, a educação foi o principal eixo.“Não dá para competir sem formar cidadãos com boa educação”, afirmou Gerdau.

Falconi avalia que o País precisa ser mais ambicioso em relação as metas de educação e buscar o ensino do empreendedorismo nas escolas e universidades. “O principal investimento para um futuro de mais desenvolvimento no Brasil é nas ciranças. No quesito educação, estamos muito insipientes na inserção do tema da Qualidade e não dá para competir com países como a Coréia do Sul, por exemplo”, completou Gerdau, referindo-se à educação básica.“Mas o Brasil pode ser muito mais inovador e competitvo, só temos que sonhar fanaticamente com isso e investir em educação”, apontou Gerdau.
No final do debate, os painelistas ainda comentaram sobre os 20 anos do PGQP. Falconi considera o movimento ímpar no Brasil e incentivou as lideranças do Programa a continuarem auxiliando o RS no desenvolvimento competitivo sustentável. Gerdau vê o futuro com entusiasmo: “Temos um desafio fantástico pela frente. Temos condições técnicas e conhecimentos gerencial para aumentar a abrangência do nosso trabalho. Vamos construir os próximos 20 anos com grandes metas”, incentivou.

O 13º Congresso Internacional da Gestão está se encerrando nesta terça-feira, na Fiergs, em Porto Alegre, com a grande cerimônia de entrega da 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e a 2ª edição do Prêmio Inovação. Conjuntamente, os eventos são considerados o maior encontro mundial na área da gestão da Qualdiade e devem reunir cerca de 8 mil participantes.

SOBRE O PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) está completando 20 anos de atuação pela promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

FOTO: Tânia Meinerz / Tempo Real Foto

• PGQP premia boas práticas de gestão e promove homenagens especiais dos 20 anos na cerimônia do Oscar da Qualidade
 
 • notícias

No maior encontro mundial na área da Qualidade, o PGQP premiou 81 organizações que se destacam na busca pela excelência em gestão e resultados em inovação com o 17º Prêmio Qualidade RS e o 2º Prêmio Inovação. A solenidade festiva de entrega das distinções ocorreu durante a programação do 13º Congresso Internacional da Gestão do PGQP, realizado na Fiergs, em Porto Alegre. Na oportunidade, também foram homenageados aqueles que contribuem para a trajetória do PGQP, que já se tornou um patrimônio dos gaúchos. Marcaram presença, autoridades políticas e lideranças empresariais.
A noite de terça-feira (17) foi de grande comemoração para 81 organizações gaúchas vencedoras na 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e destaques no 2º Prêmio Inovação, promovidos pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). A solenidade de entrega das distinções, realizada no Pavilhão de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da presidência da República, Cláudio Gastal, o secretário de Estado da Fazenda, Odir Tonollier – representando o governador Tarso Genro –, o representante da Assembleia Legislativa do RS, deputado Márcio Biolchi, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher, a representante do Tribunal de Justiça do Estado, em exercício, juíza Rosane Bordasch, o presidente do Sistema Fiergs, Heitor José Muller, o presidente do Sistema Fecomércio, Zildo De Marchi, o superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano, e o presidente em exercício da Federasul, Ery Bernardes. O evento é maior encontro mundial na área da gestão da Qualidade e, juntamente com o 13º Congresso Internacional da Gestão, reuniu aproximadamente 8 mil pessoas durante os dois dias de realização.
A solenidade também marcou os 20 anos de atuação do PGQP na promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Na abertura da cerimônia, o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, destacou que as empresas agraciadas são um modelo a ser seguido. “Vocês que estão aqui são o capital humano que está transformando as empresas e dando uma chance ao Estado ser o melhor lugar do mundo para se viver, com a melhor qualidade de vida. Vocês são um exemplo e, desta forma, continuaremos a fazer cada vez mais por um mundo realmente sustentável”, afirmou.
Muitas homenagens aconteceram durante a premiação, entre as quais o reconhecimento com a Medalha Visionários para Pioneiros, Presidentes de Conselhos e Técnicos, que foram idealizadores do Programa e são líderes da Qualidade RS. Entre os agraciados, Jorge Gerdau Johannpeter, que destacou o momento extraordinário para o Programa. “Graças à capacidade e espaço dessa comunidade, construímos o melhor Programa do mundo, com uma missão social importante e, essencialmente, preocupação com a pequena empresa. Não imaginávamos conquistar essa posição, essa mobilização. Hoje, a Qualidade está na cultura dos gaúchos”, avaliou. Também foram entregues Diplomas para homenageados nas categorias Missão Vitoriosa e Conhecimento.
Outro destaque foi a homenagem à pessoa física que, a partir deste ano, passa a se chamar Medalha Jorge Gerdau Johannpeter. A distinção foi entregue ao presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, pela sua relevante contribuição para o desenvolvimento da Qualidade no Rio Grande do Sul. “Na minha vida profissional, sempre acreditei que diferenciação se faz em três pilares: planejamento, inovação e qualidade, e o PGQP é a síntese disto”, agradeceu o executivo. Ainda receberam reconhecimento os voluntários que participaram da avaliação das empresas, os juízes e relatores do Prêmio, funcionários da entidade, os comitês regionais e setoriais que mais se destacaram junto ao Programa e os comunicadores e lideranças de veículos difusores da Qualidade na mídia.
Este ano, duas empresas foram agraciadas com o Troféu Diamante: Rio Grande Energia S.A e Master Sistemas Automotivos Ltda. O presidente da RGE, Luis Henrique Ferreira Pinto, destacou o compromisso da organização e dos colaboradores com a excelência em gestão. “Trabalhamos comprometidos com os nossos clientes e com o desenvolvimento do RS. Com os ensinamentos do PGQP, conseguimos ter uma trajetória coroada com o Troféu Diamante, que nos orgulham muito”. O diretor corporativo da Master, Alexandre Gazzi, recebeu a distinção e salientou: “Há 20 anos alguém acreditou e hoje estamos aqui, no templo da Qualidade e produtividade. As empresas Randon já conquistaram dezenas de troféus, acreditamos que é possível, que funciona e, realmente, dá certo”.
O Troféu Ouro foi entregue a quatro organizações: Senac Lajeado, Senac Santa Cruz do Sul, Sesc Camaquã e Sirtec Sistemas Elétricos Ltda. A diretora do Senac Lajeado, Etiene Leandro Azambuja, disse que evoluir não é fácil. “O aprimoramento é uma tarefa possível e a Qualidade mostra isso”.  A diretora do Senac Santa Cruz do Sul, Viviane Bertholdi comentou feliz: “Acreditamos nesse sonho e trabalhamos muito”. Na sua vez, o gerente da unidade operacional do Sesc Camaquã, Daniel Sperb, ressaltou a dedicação do grupo: “Fomos muito empenhados e nos dedicamos. Sentimos orgulho de representar o Sistema Fecomércio na cidade”. Já o diretor do Sirtec, Darci Roberto Schneid, evidenciou o PGQP: “O PGQP oferece isso ao Estado e nos dá a oportunidade de melhorar a cada dia”. Receberam Troféu Prata 9 organizações, Troféu Bronze 41 e Medalha de Bronze 23.
O 2º Prêmio Inovação PGQP teve dois Destaques nas Dimensões Liderança e Estratégia. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Fernando Trein, recebeu a distinção pela Altus Sistemas de Informática S.A, e a primeira-dama de Canoas, Thais Pena, recebeu o reconhecimento pela Prefeitura Municipal de Canoas.
O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP e é recomendado participar das três etapas do Sistema de Avaliação: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa, além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juizes. O Prêmio Inovação PGQP é uma iniciativa que avalia as candidatas por meio de um instrumento que é pioneiro dentre os programas de Qualidade no País e foi criado para estimular o desenvolvimento de processos inovadores na gestão: o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI).

Foto: Tempo Real Foto
SOBRE O PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) está completando 20 anos de atuação pela promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

segunda-feira, 16 de julho de 2012


  16/07/2012
 
• PGQP e ASQ firmam parceria mundial na abertura do 13º Congresso Internacional da Gestão
 
notícias

Com o tema Sustentabilidade Plena: Gestão Global, Conhecimento e ações inteligentes, teve início na manhã desta segunda-feira (16) a 13ª edição do Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), na Fiergs, em Porto Alegre. Durante a solenidade de abertura, estiveram presentes o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola; o vice-presidente internacional do PGQP, Joal Teitelbaum; o secretário executivo do PGQP, Luiz Pierry; o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano; o superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins; o presidente da ASQ,  John Timmerman; e o diretor da ASQ John Fowler.
Em seu pronunciamento, Felizzola destacou a trajetória de 20 anos do PGQP como referência para a sociedade gaúcha e apontou a sustentabilidade como o grande desafio para o futuro do Programa. “Precisamos nos adaptar e evoluir com inteligência e consciência diante de transformações cada vez mais rápidas nesse mundo conectado”, disse. Também falou sobre a necessidade de dar continuidade ao trabalho que o PGQP desenvolve junto ao setor público, buscando resultados ainda melhores. “Infelizmente o Brasil ainda é bastante dependente do setor público, tanto que 47% do nosso PIB são impostos”, argumentou.

Junto a John Fowler, diretor da ASQ – desde 1946 a maior entidade mundial na área da Qualidade -, Felizzola assinou a joint venture que torna o PGQP representante institucional da ASQ no Brasil, oportunizando a profissionais brasileiros programas de treinamentos chancelados pela entidade norte-americana, que vão garantir atestados de qualidade em segmentos específicos e um diferencial competitivo internacional. “Esse é um momento histórico para nós, que após 20 anos de trabalho estamos formalizando uma parceria que irá desenvolver capacitações em diversas modalidades para um processo contínuo de aprimoramento da gestão brasileira”, comemorou Felizzola.

O Futuro da Qualidade no Ambiente Sustentável

Também na manhã desta segunda-feira, o norte-americano John Timmerman vice-presidente da rede internacional de hotéis Marriot e presidente da ASQ, deu início às atividades do congresso com a palestra O Futuro da Qualidade no Ambiente Sustentável. Timmerman destacou que é preciso antecipar mudanças para suceder. “A vida é imprevisível. Precisamos olhar para o futuro e trabalhar com possíveis cenários”, afirmou.
Para abordar o tema, Timmerman apresentou o Estudo das Forças da Qualidade 2011. A pesquisa avaliou as oito forças de mudança, que de acordo com a edição 2011 do estudo são: Responsabilidade Global; Sensibilização dos Consumidores; Globalização; Aumento da Taxa de Mudança; Força de Trabalho do Futuro; Envelhecimento da População; Qualidade do Século 21; e Inovação.

A força número um, Responsabilidade Global, caracteriza-se por olhar o cenário pelo lado dos stakeholders. “Esta força emergiu como um tema popular. É a união de globalização e responsabilidade social”, avaliou. A Sensibilização dos Consumidores atravessou uma ampla mudança na última década. O mercado passou de local para global acompanhado de uma tendência por total agilidade. “Hoje, o feedback dos consumidores é instantâneo e com ampla visibilidade, via redes sociais”, analisou.

O palestrante também lembrou que, pela primeira vez, há quatro diferentes gerações simultaneamente no mercado de trabalho (veteranos, baby boomers, X e Y). Timmerman destacou que uma das melhores maneiras de incitar a inovação é envolver todos os colaboradores no processo.

O 13º Congresso Internacional da Gestão segue até esta terça-feira, na Fiergs, em Porto Alegre. Amanhã, além da programação de palestras, visitas técnicas e cursos, ainda ocorrem a 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e a 2ª edição do Prêmio Inovação. Conjuntamente, os eventos são considerados o maior encontro mundial na área da gestão da Qualdiade e devem reunir cerca de 8 mil participantes. Nos dois dias, acontece simultaneamente a Feira de Conhecimento da Gestão e Resultados, com acesso gratuito ao público, no Pavilhão de Eventos da FIERGS.

SOBRE O PGQP
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) está completando 20 anos de atuação pela promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.
Crédito foto: Tempo Real Foto